O Paraguai alcançou na terça-feira (27) a marca de 2 milhões de vacinados contra a Covid-19, com ao menor uma dose. O número representa 30% da população do país. O anuncio foi feito pelo ministro da Saúde, Júlio Borba, durante a chegada de 1 milhão de vacinas doadas pelo governo dos Estados Unidos (EUA).
Borba informou ainda, que até 23 de agosto espera ter 1,5 milhão de pessoas imunizadas com a segunda dose. “A ideia inicial era vacinar 30% (com primeira dose) até o final do ano. Hoje chegamos praticamente a estes 30% que precisávamos, que são duas milhões de pessoas”, disse Borba.
O presidente paraguaio, Mario Abdo Benitéz, comemorou e agradeceu a doação dos imunizantes, dizendo que o gesto deixa claro que são os “amigos” do Paraguai. “Como tenho dito durante toda esta difícil campanha, estamos lutando para que o vírus da Covid-19 vá embora, mas fique o vírus da solidariedade”, disse.
No início de julho o país já havia recebido um lote de 1 milhão de vacinas da Pfizer, também doadas pelos Estados Unidos. Nas próximas semanas lotes menores da mesma fabricante devem chegar ao Paraguai, comprados pelo governo.
O Paraguai espera ainda a chegada de vacinas da Astrazeneca doadas pelo governo da Espanha e da Moderna, doadas pelo Qatar. O governo paraguaio ainda espera a regularização dos envio de vacinas através do mecanismo Covax (OMS).