Os servidores da Receita Federal em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal realizaram, no âmbito da Operação Escudo, a retenção de dois ônibus de turismo na manhã de hoje, dia 22 de julho. Um dos veículos era alvo da Inteligência da Receita de Foz.
A abordagem ocorreu próximo às 10h30, no posto da PRF de Santa Terezinha de Itaipu. Nos veículos foram localizadas muitas mercadorias estrangeiras descaminhadas, provenientes do Paraguai. Estima-se o valor dos produtos em aproximadamente R$520 mil, todos sem notas fiscais ou outros documentos que comprovassem a sua regularidade.
Tanto a mercadoria quanto os ônibus foram retidos e encaminhados à Receita Federal de Foz do Iguaçu. Ninguém foi preso, mas serão enviadas representações fiscais ao Ministério Público para a apuração dos ilícitos.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Receita Federal