O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, participou, na tarde de terça-feira, dia 20, da entrega de 13 mil novos kits de amplificação e extração RT-PCR ao Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC). A remessa é parceria do Governo Federal, Estadual, Municipal e Itaipu Binacional. A entrega ocorreu durante uma visita do ministro à Itaipu, acompanhado do diretor-geral brasileiro da Binacional, General João Francisco Ferreira, e de toda a diretoria da empresa. O diretor superintendente do Centro Hospitalar, Fernando Cossa, foi quem recebeu os kits.
Os insumos são necessários para análises do exame RT-PCR Sars-Cov-2, que detecta a presença do coronavírus no corpo humano, e possibilitarão a manutenção dos exames realizados para os oito municípios da 9ª Regional de Saúde, realizado pela instituição.
“Agradecemos à Itaipu pelo apoio que prestaram na pandemia. Foram eficientes e importantes para a nossa economia e cumprem seu papel social e este repasse é mais um trabalho para nos ajudar nesse enfrentamento da doença”, destacou o ministro Marcelo Queiroga. Ele esteve na cidade para acompanhar a vacinação da população em cidade de fronteira, ao lado do secretário de saúde do estado do Paraná, Beto Preto.
Na Itaipu, Queiroga participou de uma apresentação sobre como a Binacional apoiou Foz do Iguaçu e os municípios da 9ª Regional com mais de R$ 86 milhões investidos no combate à covid-19. Entre as ações, estão a implantação de 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 22 leitos de enfermaria, todos exclusivos para atendimento de pacientes com covid-19 no HMCC, além da adequação do Centro de Medicina Tropical (CMT), responsável pela análise dos testes RT-PCR para o Centro Hospitalar e os oito municípios da regional, desde abril de 2020.
“É com alegria que recebemos os insumos, pois eles garantirão a continuidade da realização de exames em tempo hábil para os municípios da 9ª regional de saúde”, disse o diretor superintendente do HMCC, Fernando Cossa. “Essa resposta rápida permite, inclusive, que os municípios pensem em estratégias para a retomada da economia regional”, salientou.
“Atendemos prontamente ao chamado para participar das ações de combate à covid-19, cooperando intensamente com autoridades e instituições”, disse o diretor-geral brasileiro da usina, general João Francisco Ferreira. “Vamos continuar apoiando sempre que necessário”, garantiu.
Assessoria HMCC