A empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no Paraguai, a ANDE – Administração Nacional de Eletricidade – começou no último final de semana a retirada dos cabos aéreos de energia sob a Avenida Pioneiros del Este, no centro de Cidade do Leste. Antes, a estatal construiu e já colocou em funcionamento o novo sistema de cabeamento subterrâneo.
Essa é a primeira etapa do projeto de modernização do sistema elétrico da região central da cidade, considerado uma “bomba relógio”, devido ao mal estado das instalações.
“A retirada dos postes e condutores aéreos existentes permite dar uma nova imagem à cidade em uma faixa de um quilômetro”, explicou o engenheiro Félix Sosa, da Ande. O funcionário informou ainda, que posteriormente o trabalho vai avançar até o ‘microcentro’, instalando 100% de linhas subterrâneas.
O trabalho contempla dois lotes, com investimento total de 25 milhões de guaranis (R$ 17,3 milhões), com primeira etapa de 2.839 metros de condutores subterrâneos de meia tensão e 3.054 metros de baixa tensão, além da montagem de três novos postos de distribuição de 500 kVA e 7 células compactas subterrâneas.
Além dos cabos subterrâneos, foram instaladas 56 luminárias de 250 e 400 /w, sobre a Avenida Pioneiros del Este, da rua Camilo Recalde até a Avenida Alejo Garcia.
A segunda etapa já está 90% concluída, com condutores subterrâneos estendidos por 28.696 metros.