A Prefeitura de Foz do Iguaçu tem registrado um aumento no número de elogios enviados pela população através da Ouvidoria da Saúde. Nos seis primeiros meses desse ano, 135 pessoas utilizaram o telefone, e-mail, os aplicativos ou foram pessoalmente até a Secretaria de Saúde para expressar a satisfação com o sistema e o atendimento prestado pelos servidores.
No mesmo período do ano passado, apenas 20 elogios foram registrados pela Ouvidoria. Embora represente apenas 13% do número total de demandas da Ouvidoria, os elogios nunca passaram dos 5% nos últimos anos.
“É algo inédito e histórico, o que prova a qualidade do serviço e do atendimento humanizado prestado aos usuários do SUS. Em 2014, por exemplo, os elogios não passavam de 5% e as reclamações chegavam a quase 60%. Observamos que a cultura de elogiar os serviços está mudando e fazendo a diferença, principalmente para os profissionais que recebem essa aprovação”, comentou a secretária de saúde Rosa Maria Jerônymo.
Os principais elogios registrados neste primeiro semestre são para as unidades básicas de saúde, Hospital Municipal Padre Germano Lauck e Upas 24 horas (Dr. Walter Cavalcante Barbosa e João Samek). Os principais elogios vieram de moradores da Vila C e Parque Presidente.
“O fator da humanização no atendimento, especialmente para casos de Covid no Hospital Municipal também contribuiu para esse aumento”, analisa o ouvidor da saúde, Cristiano Ribas de Brito.
Balanço
O número total de demandas enviadas à ouvidoria da saúde também aumentou de forma significativa. Foram 417 registros de janeiro a junho de 2020 e 1.088 no mesmo período deste ano, 160% a mais.
A maioria da população utilizou o telefone para registrar a demanda, cerca de 54%; pessoalmente foram 23%; 9,47% utilizou os aplicativos Saúde Cidadão ou 156 Foz; enviaram e-mail 8,27% e 3,22% utilizou correspondência oficial.
Referente à classificação foram 47% de reclamações; 32% de solicitações; 12,68% de elogios; 5,7% denúncias; 1,47% pedidos de informação e 0,64%sugestões.
Das demandas registradas no período, 82,6% foram finalizadas, ou seja, foram encaminhadas ao setor responsável, que tomou as providências cabíveis e emitiu um parecer final à ouvidoria. As demais ainda estão em análise interna, com prazos que variam de 7 a 30 dias para resposta.
Moradores dos bairros Centro, Vila C, Porto Belo, Portal da Foz, Jardim América, Vila Yolanda, Três Lagoas e Campos do Iguaçu foram os que mais entraram em contato com a Ouvidoria.
Os setores mais demandados foram a central de regulação de consultas, Hospital Municipal, Atenção Básica, Centro de Especialidades Médicas, Vigilância em Saúde e Assistência Especializada.
“Todas as informações que chegam à Ouvidoria, sejam críticas ou elogios, nos ajudam a modificar o que for necessário. Já avançamos muito na qualidade dos serviços e iremos melhorar ainda mais”, afirmou a secretária de saúde.
Ouvidoria da Saúde
0800 45 11 11
App: Saúde Cidadão ou 156 Foz
Fixos: 2105-1122/ 2105-1112
E-mail: ouvidoria.saude@pmfi.pr.gov.br
PMFI