O fim de semana dos jovens atletas iguaçuenses foi repleto de conquistas durante o Sul-Americano Sub 20 de Atletismo, disputado em Lima, Peru. Dois atletas do Instituto do Atletismo de Foz do Iguaçu representaram a seleção brasileira e retornaram com quatro medalhas.
Érica Geni Barbosa conquistou três medalhas de ouro, nas provas de 200 metros rasos, 400 metros rasos e no revezamento 4×400 misto. Já Felipe Izidoro da Silva conquistou a medalha de bronze na prova do salto triplo. O técnico do Instituto, Edson Corassini, fez parte da comissão técnica brasileira e foi o responsável pelas equipes de revezamento.
A conquista fez com que a dupla iguaçuense se destacasse ainda mais no cenário de promessas do esporte brasileiro. As medalhas dos atletas da cidade contribuíram para que o Brasil terminasse o campeonato com o primeiro lugar geral, tanto no masculino como no feminino.
Érica conta que todas as conquistas são fruto do trabalho realizado de todos esses anos com os técnicos e equipes do instituto. Já com 18 anos, está em seu último ano na categoria sub-20, pronta para integrar a seleção principal. “Entrei em todas as provas muito focada, disposta a dar o meu melhor. Estou muito realizada por mais um objetivo alcançado”, detalhou.
Aos 17 anos, esse foi o primeiro torneio internacional da carreira de Felipe Izidoro. “Mesmo não alcançando o ouro, comemoro muito essa medalha em minha primeira experiência. Isso só aumenta a minha vontade de ir para os próximos campeonatos e trazer ainda mais medalhas”, contou.
Essa foi apenas a primeira etapa dos importantes torneios que serão disputados. A dupla da fronteira já realiza os últimos preparativos para voltarem a representar o Brasil no Campeonato Pan Americano de Atletismo sub-20, de 16 a 18 de julho em Santiago (Chile), e o Campeonato Mundial de Atletismo sub-20, de 17 a 22 de agosto em Nairobi (Quênia).
“Vou continuar com esse ciclo de treinamentos, com o mesmo trabalho e tentando sempre buscar melhorar um pouquinho. Cada detalhe pode fazer toda a diferença. Estou focada e concentrada para essas competições”, disse Érica.
Instituto do Atletismo
Desde a implantação do projeto Jovens Atletas, Campeões do Futuro, mantido pela Prefeitura de Foz, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e Itaipu Binacional, vários atletas já foram revelados e importantes títulos foram conquistados.
Segundo o coordenador-geral do projeto Sérgio Muniz, o Quick, “este é um trabalho em longo prazo, mas que com muita dedicação e graças a todo apoio recebido da SMEL, Itaipu e demais patrocinadores, estamos conseguindo alcançar nossos objetivos”.
PMFI