OUÇA:
Em visita a Foz do Iguaçu no último sábado (10), o ministro do Turismo Gilson Machado, foi questionado sobre o projeto que pretende reabrir a antiga ‘Estrada do Colono’, no interior do Parque Nacional do Iguaçu. O caminho de 18 quilômetros que ligava as cidade de Serranópolis do Iguaçu e Capanema foi fechado definitivamente em 2011.
Machado classificou a reabertura como de “principal importância”, a exemplo de estradas parques existentes em outros locais, citando como exemplo a países da África e os Estados Unidos.
“Eu acredito que qualquer estrada desde que tenha preocupação com a fauna, que tenha local para a fauna transitar, é totalmente viável. Até porque a estrada vai ser fiscalizada, inclusive serve para que os próprios fiscais transitem para ver se tá tudo “ok” dentro. Desmatamento, se está havendo caça ilegal. Então é de fundamental importância, (…) Como o mundo todo já faz”, disse o ministro.
Gilson Machado estava acompanhado do deputado federal Vermelho, autor do projeto que pretende criar no antigo caminho, uma estrada parque. No dia 9 de junho deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei 984/19, que cria a categoria de Unidade de Conservação denominada Estrada-Parque e institui a Estrada-Parque Caminho do Colono no Parque Nacional do Iguaçu. Com a aprovação, o projeto pode ser debatido pelo legislativo.