Com cerca de 400 pessoas em situação de rua, Foz do Iguaçu iniciou nas últimas semanas um trabalho mais intensivo para levar saúde à essa população, com vacinação contra a Covid-19 e atendimento médico. O dado é da Secretaria de Assistência Social do Município.
Como a cidade é uma região de fronteira trinacional, esse número se altera com frequência. As regiões central, Vila Portes e jardim São Paulo são as com maior número desses moradores.
A imunização contra o coronavírus começou no dia 30 de junho, percorrendo centro de atendimentos à pessoas em vulnerabilidade. Essa vacinação foi possível após o envio para a cidade de vacinas Janssen, de única dose.
Nesta quinta-feira (8), o Município inicia o projeto ‘Consultório na Rua’, através da Secretaria de Saúde, levando atendimento médico primário à moradores de rua. Após o atendimento também será encaminhar essas pessoas para realização de exames e especialistas.
“vamos começar a conversa inicialmente, apresentando trabalho e oferecendo o serviço de saúde. O atendimento vai se dando a medida das necessidades”, disse Rosa Jerônimo, secretária de Saúde de Foz do Iguaçu.
A população de rua de Foz do Iguaçu é atendida pelo Centro de Referência Especializado de Atendimento à População em Situação de Rua (Centro Pop), além de três Centro de Referência de Assistência Social (Crás), o da região Leste, Norte e Oeste.