O Paraguai enviará oito atletas para as Olimpíadas de Tóquio, que começam no próximo dia 23 de julho. Na segunda-feira (5), a delegação recebeu das mãos do presidente Mário Abdo Benitéz a bandeira nacional que será utilizada na cerimônia de abertura dos jogos.
“Espero o incentivo de todos os paraguaios, à todos nós que fazemos parte dessa delegação”, disse o nadador Benjamín Hockin, membro da Elite Esportiva do Paraguai.
Além de Hockin, a equipe olímpica é formada por Fabrizio Zanotti (golf), Verónica Cepede (tênis), Alejandra Alonso (remo), Agua Marina Espínola (ciclismo), Derlys Ayala (atletismo), Luana Alonso (natação) e Camila Pirelli (atletismo).
“O nível da natação dos outros países é bem alto, mas vou com o objetivo de conseguir as melhores marcas e sabemos que em uma competição os resultados sempre são uma possibilidade”, disse Hockin, medalhista de ouro no Sul-Americano de Natação e medalhista nos Jogos Panamericanos.
Para ir até o Japão, a delegação teve o apoio do governo do Paraguai, através do programa de Apoio a esportistas de Alto Rendimento, da Secretaria Nacional de Esportes, em conjunto com o Comitê Olímpico Paraguaio.
“Nossas expectativas são sempre altas e confiamos em nossa garra guarani para competir. Receberam todo o apoio do governo nacional. Trabalhamos em conjunto com o Comitê Olímpico Paraguaio. Há também um esforço enorme desses atletas que vão representar nosso país”, disse Fátima Morales, ministra da Secretaria Nacional de Esportes.