Subiu para 50 o número de mortos na queda de um avião militar na ilha de Jolo, nas Filipinas, no último domingo (4). A aeronave C-130 Hércules, da fabricante americana Lockheed Martin, levava 96 pessoas, a maioria delas soldados recém-formados das Forças Armadas filipinas, e derrapou na pista durante o pouso, chocando-se contra um vilarejo.
Entre os 50 mortos estão 47 militares e três civis em terra que eram funcionários de uma pedreira. Outras 53 pessoas ficaram feridas, quase todas elas soldados que estavam a bordo do avião.
As forças de segurança das Filipinas buscam agora a caixa-preta da aeronave no coqueiral onde estão concentrados os destroços. “Esse é um dos incidentes mais trágicos das nossas Forças Armadas”, disse um porta-voz militar, general Edgard Arevalo.
A maior parte dos soldados a bordo estava sendo levada para a ilha de Jolo, majoritariamente muçulmana, para enfrentar insurgentes islâmicos. O C-130 Hércules acidentado era de segunda mão e havia sido comprado dos Estados Unidos, que o entregaram às Filipinas no começo do ano.
Esse modelo de aeronave é bastante usado por Forças Armadas do mundo todo para transporte de tropas, suprimentos e veículos.
Fonte: IstoÉ