Uma operação de repressão ao contrabando foi realizada na manhã desta sexta-feira (02) em boxes da ferinha da Vila Portes, na região da Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu. A ação conjunta contou com servidores da Receita Federal, Polícia Federal, Batalhão de Polícia de Fronteira e Força Nacional.
No local as autoridades encontraram grande quantidade de produtos trazidos ilegalmente da Argentina e Paraguai, como azeites, bebidas e cigarros.
Foram cerca de 50 boxes fiscalizados, onde grande parte vendia produtos sem a devida importação pelos órgãos de controle brasileiro. De acordo com Sandro Chimisso, auditor-fiscal e chefe da Equipe de Repressão da Receita Federal em Foz do Iguaçu, uma análise laboratorial em azeites vendidos no local constataram que parte do produto é falsificado.
“Poderiam ser importados de forma regular com recolhimento de tributos, avaliação dos órgão anuentes. Os produtos alimentícios muitos deles precisam da fiscalização de MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), da Anvisa. Enfim, a forma com eles são trazidos é totalmente irregular. Por exemplo esse azeite argentino muitos deles são falsificados”, disse.
O fiscal contou ainda, que maioria dos boxes tem alvará para venda de produtos alimentícios pela prefeitura, mas acabam vendendo outros tipos de produtos. A conduta também será informada para o Município.
Os proprietários dos boxes serão denunciados ao Ministério Público Federal e poderão responder pelo crime de contrabando e descaminho.