A prefeitura de Foz do Iguaçu inicia nesta quarta-feira (30) a vacinação da população em situação de rua. Segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social, cerca de 300 pessoas vivam nas ruas da cidade.
O início da vacinação desse público foi possível após o envio para o município, por meio do Estado, das vacinas Janssen. Como esses imunizantes são de dose única, não há o problema do não retorno para a segunda dose.
Equipes da Secretaria de Saúde e de Assistência Social do Município percorrerão os pontos comuns desses moradores, além de albergues.
Em paralelo, na próxima semana a Secretaria de Saúde dará início ao projeto ‘Consultório da Rua’, que levará atendimento médico à moradores de rua. As equipes serão formadas por médicos, enfermeiros, psicólogos, técnico de higiene bucal, assistentes sociais, educador social e auxiliar de enfermagem.
A secretária de Saúde, Rosa Jerônimo, contou que além das equipes do município, o projeto também receberá apoio de estudantes de medicina da Universidade da Integração Latino-americana (Unila).
“Sabemos que são pessoas em uma situação de vulnerabilidade. É um projeto que já havia sido encaminhado para a Secretaria de Saúde, é um projeto nacional, mas ainda não havia sido implantado. Pedi que para que fosse implantado porque eu considero extremamente importante levar saúde para essa população que vive na rua. A gente precisa, enquanto saúde pública, atender à todos”, disse Rosa.
Para dar apoio ao atendimento a essas pessoas, a Unidade Básica de Saúde do Jardim São Paulo ficará disponível para possíveis encaminhamentos. Inicialmente o serviço atenderá das 8h às 14h, podendo ser adaptado no decorrer dos dias.