O Paraguai iniciou nesta segunda-feira (28) a vacinação da população maior de 50 anos, encerrando a primeira etapa do plano nacional de vacinação contra a Covid-19. Após essa faixa, o Ministério Saúde começará a imunizar as pessoas com fatores de risco.
O Ministério da Saúde informou que cerca de 40 mil paraguaios de 50 anos se inscreveram para receber a primeira dose da vacina a partir de hoje. Porém, desde domingo o número de cadastros vem aumentando. Para atender a demanda a Saúde poderá utilizar vacinas armazenadas para a segunda dose.
O diretor do Programa Ampliado de Imunizações, Hector Castro, informou que o governo espera a chegada no próximo sábado de um lote de 150 mil vacinas da Moderna, doadas pelo Catar.
O ministro da Saúde, Júlio Borba, anunciou ainda, que um lote das vacinas indianas Covaxin, deverão chegar ao país no próximo mês. O laboratório Bharat Biotech tem um acordo com o Paraguai de 2 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19, das quais já foram enviadas 200 mil.
O país espera ainda, 104 mil doses da russa Sputnik V, enviadas por meio do mecanismo Covax, Organização Mundial da Saúde (OMS).
Fonte: ABC Color