No Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado neste sábado (26), a campanha Junho Paraná Sem Drogas promoveu mais quatro lives para reforçar o debate sobre a prevenção ao uso das drogas. Foram abordados temas como a Justiça Terapêutica, além de palestras sobre a importância e características das Comunidades Terapêuticas, prevenção e combate.
Durante todo mês de junho, as ações dessa área para o público externo interno foram intensificadas. Participam representantes do Conselho Estadual do Paraná de Políticas Públicas (CONESD), Ministério Público do Paraná (MPPR), Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O Junho Paraná Sem Drogas é uma campanha da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), por meio do Conselho Estadual do Paraná de Políticas Públicas (CONESD) e do Núcleo Estadual de Política sobre Drogas (NEPSD). Iniciada em 2015, com ações concentradas em uma semana, a partir de 2018 a campanha passou a se estender por todo o mês de junho.
O mês de junho é marcado pela prevenção ao uso de drogas e mobiliza ações em todo o Estado. O objetivo é planejar, esclarecer, dialogar, estimular a inserção social, conscientizar e destacar a importância de atividades que busquem a prevenção às drogas.
Além de focar a prevenção e a conscientização do público externo, a Secretaria da Segurança Pública também apoia ações voltadas aos seus servidores.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) estipulou dentro do Serviço de Apoio ao Policial e Família (SAP) o encaminhamento para tratamento de ajuda devido ao abuso no uso de álcool ou de qualquer outra substância. A iniciativa foi criada no início do mês de maio, com o intuito de realizar ações de orientação e prevenção, auxiliando diretamente o policial ou familiar.
O SAP ainda promove o auxílio em demandas sociais de servidores ativos e aposentados que necessitem de orientação, encaminhamento para atendimentos ou tratamento de saúde, com equipe de profissionais preparada para oferecer aos policiais civis e familiares o suporte adequado em cada situação.
Outro serviço oferecido aos servidores da segurança pública é o Prumos, que oferece suporte à saúde mental dos policiais militares e civis, bombeiros militares, agentes penitenciários e peritos oficiais, além se seus familiares.