Um forte tremor de magnitude 6.0 na escala Richter sacudiu a costa central do Peru, incluindo Lima, às 21h54 de terça-feira (22). O epicentro a foi a 33 quilômetros do oceano Pacífico, na localidade de Mala, a 91 quilômetros da capital.
O tremor se originou a uma profundidade de 32 quilômetros da superfície marina e foi sentido pela população de Mala com uma intensidade de 5 graus na escala Mercalli – usada para determinar a intensidade de um sismo a partir dos seus efeitos sobre as pessoas e sobre as estruturas construídas ou naturais.
O abalo não deixou vítimas e nem danos em estruturas, segundo informou o Centro de Operações de Emergência (COEN) do Peru, que segue monitorando as regiões mais vulneráveis.
Mesmo com a informação oficial, imagens divulgadas por canais de televisões e redes sociais mostram residências destruídas em Mala e o desprendimento de rochas, interditando rodovias.
O Peru fica localizado no chamado Cinturão de Fogo do Pacífico, onde é registrado cerca de 85% da atividade sísmica mundial.