O governo da província de Misiones, na Argentina, criou o programa ‘Misiones Carne’, que leva alimentos básicos a preços menores para a população de diversas cidades.
O programa foi desenvolvido pelas secretarias do Agro e Produção, Fazenda, municípios e empresa El Porvenir, mediante a alta inflação dos alimentos, que dificulta o acesso à carne em toda a Argentina. Segundo o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec), a pobreza no país atinge atualmente mais de 11 milhões de pessoas, cerca de 40% da população.
Após percorrer várias cidade, na próxima sexta-feira (25) o “caminhão açougue” chega a Puerto Iguazú. O açougue itinerante estacionará no bairro União, com cortes de carnes a preços entre 250 e 350 pesos o quilo (uma média de R$ 15).
Em uma tentativa extremada de baixar o preço da carne no país, em maio o presidente Alberto Fernández, proibiu a exportação de carne bovina por 30 dias. A ideia foi oferecer o produto em maior quantidade no mercado interno, fazendo com que o os preços baixassem e ajudando a conter a inflação que chegou a 47% no último ano. A medida foi reprovada pelo produtores de carne, que anunciaram boicote ao plano.