Começou nesta terça-feira (22) a exigibilidade do uso escrito do idioma guarani, no Paraguai. Em 2018, um decreto estipulou o prazo de três anos para o uso escrito do guarani em todos os órgãos públicos, inclusive em documentos escritos pelo governo.
Nesse sentido, a a Secretaria de Políticas Linguísticas, em conjunto com a Academia da Língua Guarani e Faculdade de Filosofia da Universidade Nacional de Assunção (UNA) e o Grupo de Gravações em Guarani dos estados Unidos, PopulisTech, lançaram o aplicativo para smartphone trilíngue.
O app Guaraní Ayvu possui um tradutor guarani-espanhol-inglês, além de conteúdos que ajudam a aprender a língua guarani. O aplicativo está disponível para o sistema Android gratuitamente.
O tradutor trilíngue contém inicialmente 3,2 mil entradas com o registro de áudio de cada uma das palavras em guarani, além de uma série de conteúdos relacionados a língua guarani e sua aprendizagem, como alfabeto, gramática e ortografia.
O lançamento do app aconteceu por meio das redes sociais através da plataforma Zoom e por uma live na página do Facebook da Secretaria de Políticas Linguísticas e instituições responsáveis pelo projeto.
O guarani é, junto com o espanhol, a língua oficial do Paraguai desde 1992, mas apenas em 2018, a Academia da Língua Guarani publicou a primeira gramática oficial do idioma.