Após o plantio de 50 árvores em homenagem às vítimas da Covid-19 no Parque Monjolo, a Prefeitura de Foz do Iguaçu iniciou nesta sexta-feira (18) as homenagens também no Parque Remador, no Porto Meira. Nesta primeira ação na região sul da cidade, oito famílias que perderam seus entes queridos para a doença fizeram o plantio das mudas.
“Esta é uma justa homenagem as pessoas que marcaram a nossa vida e que partiram em decorrência da Covid-19. O projeto iniciou no Parque Monjolo, hoje estamos aqui no Parque Remador e seguiremos para outras regiões da cidade” afirmou a diretora de arborização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Letícia Oliveira. “Por eu ter perdido alguém pra Covid que era tudo para mim, abracei este projeto com todo o coração, pois quero que as pessoas sintam a mesma sensação que eu tive quando plantaram a árvore da minha vó”, complementou.
Com auxílio de jardineiros da concessionária de serviços da Prefeitura, as famílias plantaram mudas de ipê nas cores rosa, branca, roxa e amarela. A espécie, conhecida como a flor do Brasil, pode durar cerca de 100 anos. A manutenção das mudas ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Natália Dummer Nunes, filha do homenageado Ilarvio Nercio Dummer, parabenizou o projeto. “A ideia de realizar esta homenagem é incrível. É uma forma de a gente manter viva a lembrança dessas pessoas que foram muito importantes para nós e que foram guerreiras no enfrentamento a esta doença”, comentou.
“Não tenho nem palavra para expressar a gratidão por este momento. No futuro, os filhos e netos dela poderão vir e relembrar a pessoa fantástica que era ela”, disse Luzinete Maria da Silva, amiga da homenageada Marlene Gomes Dutra.
Homenageados
Os homenageado desta sexta-feira (18) foram: Gilmar Batista de Oliveira, Ilarvio Nercio Dummer, Marlene Gomes Dutra, Ovidio Leon, Paulo Adalberto Lopes Junior, Paulo César Calvacante, Rafael Silveira Lopes e Silvio Carlos Sotello.
Os plantios, iniciados no mês de março, acontecem todas as sextas-feiras no período da manhã. Para participar, as famílias interessadas deverão entrar em contato com a Diretoria de Arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo WhatsApp (45) 99907-9430, para agendamento e informação de dados, os quais permitirão a criação de um mapa virtual com a localização da árvore, espécie e nome da pessoa homenageada.
O mapa já pode ser acessado pelo QRCODE presente nas placas ou no site da Prefeitura, na página da Diretoria de Arborização da Secretaria do Meio Ambiente (https://www5.pmfi.pr.gov.br/publicacao-547).
Fonte: Assessoria de imprensa.