A Itaipu Binacional vai reforçar a campanha de vacinação contra a covid-19 do Ministério da Saúde brasileiro. Conteúdos produzidos pelo governo federal serão compartilhados semanalmente, em dias alternados, nas páginas da empresa no Facebook, Twitter e Instagram. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da vacinação e das medidas preventivas para evitar casos graves da doença e reduzir a disseminação do novo coronavírus.
O tema da campanha é “O cuidado é de cada um. O benefício é para todos” e tem como protagonista o Zé Gotinha, personagem que há anos é referência no Brasil em campanhas de vacinação no Brasil. Nesta ação contra a covid-19, Zé Gotinha aparece com toda a família: Dona Gotinha (avó), o Senhor Gotinha (avô), o filho Gotinha Jr. e a esposa, a Maria Gotinha! Todas as peças levam as hashtags #PátriaVacinada e #BrasilUnido.
“A vacinação no Brasil está num ritmo acelerado, com novos grupos contemplados a cada dia, e é importante que o cidadão faça parte desse esforço coletivo. Não apenas recebendo o imunizante, quando chegar a sua vez, como mantendo as medidas de prevenção preconizadas pelo Ministério da Saúde”, afirmou o diretor-geral brasileiro, general João Francisco Ferreira. “Precisamos sensibilizar a população e mostrar que vacinação e prevenção são passos fundamentais para superarmos a crise sanitária.”
A participação de Itaipu na campanha foi discutida na última reunião do Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde, que articula ações conjuntas de saúde pública e bem-estar nos municípios da região de tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. O grupo é coordenado pelo diretor de Coordenação de Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell, e formado por comissões técnicas com profissionais indicados dos três países.
Investimentos
Desde o ano passado, a Itaipu já investiu mais de R$ 85 milhões em ações de enfrentamento à pandemia. Parte dos recursos foram destinados à implantação de uma ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), específica para a covid-19. A empresa também celebrou convênios para contratação de bolsistas e profissionais de saúde, compra de equipamentos e insumos hospitalares, compra de testes PCR em massa, entre outras ações. Também destinou recursos para apoio ao turismo e às instituições assistenciais afetadas economicamente pela pandemia.