O Paraguai recebeu na madrugada desta segunda-feira (14) 150 mil doses da vacina contra a Covid-19, da AstraZeneca. O imunizante chegou ao país pelo Aeroporto Silvio Pettirossi, na região metropolitana de Assunção, às 2h30 (BRA) vindas do México.
A chegada dessas vacinas foram anunciadas no último sábado pelo presidente Mário Abdo Benitéz, que agradeceu a cooperação do governo mexicano, que doou as doses.
O Ministério da Saúde do Paraguai avalia para que grupos da população as vacinas serão destinadas. No momento, o país está vacinando a população acima dos 55 anos.
Ao receber as vacinas, o ministro da Relações Exteriores do Paraguai, Euclides Acevedo, criticou a desigualdade na distribuição das vacinas em nível mundial.
“O presidente Andrés López Obrador (México), em mais de uma ocasião, assim como o presidente Mario Abdo, denunciou a desigualdade na distribuição das vacinas como bem universal”, disse o chanceler paraguaio, ressaltando a solidariedade de alguns governos, mesmo ante a atual situação.
Com 7,045 milhões de habitantes, o Paraguai vacinou até agora 420 mil pessoas com a primeira dose. Os que já receberam a segunda dose e completaram o ciclo de imunização são 105 mil. Ou seja, o total de pessoas totalmente vacinadas é de 1,5%.