Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão enfrentando longas filas nas portas das agências bancárias do Bradesco e da Caixa Econômica Federal, em Foz do Iguaçu.
A prova de vida para aposentados e pensionistas voltou a ser obrigatória desde o dia 1º de junho. A exigência estava suspensa desde maio de 2020 por causa da pandemia de covid-19 e não causava a suspensão do benefício. A partir de agora, os beneficiários que não realizarem a confirmação do cadastro terão o benefício suspenso.
A chefe do Procon de Foz do Iguaçu, Claudinéia Raposo Pliacekos, informou que conversou nesta quarta-feira (9) com o gerente da agência Bradesco do centro. Ele informou que o grande movimento de pessoas nesta manhã se deve ao banco da Avenida república Argentina tem enviado clientes para o centro e a agência da ponte ficou sem sistema.
“No centro o sistema votou agora apela manhã. Então eles estavam devolvendo o dinheiro para as máquinas por volta das 10 horas. Nós estamos esperando por escrito uma justificativa do banco.
A lei que trata dos 20 minutos máximos na fila entende os clientes no interior das agências. Neste caso, as filas são formadas fora para evitar aglomeração dentro do prédio.
O Procon enviou uma tratativa para que até o final do ano as filas externas sejam regularizadas, sobre pena de multa em uma interpretação da lei.