O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu (HMFI) tem trabalhado nos últimos 30 dias com lotação de leitos destinados à pacientes com Covid-19. No domingo (3), 70 pacientes estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de 13 intubados no Pronto Socorro Respiratório do HMFI.
O diretor-geral do HMFI, Sérgio Fabris, informou que na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Morumbi, são 17 pacientes intubados. O local foi transformado em atendimento exclusivo para Covid-19. “Ontem nós tivemos um dos dias mais difíceis de todo o Covid”.
Sobre a possibilidade de aumentar o número de leitos no Hospital Municipal, Fabris explicou que hoje a falta de profissionais é a principal barreira. “A gente não consegue mais profissionais de saúde e técnicos de enfermagem para dar conta. Os insumos são uma luta semanal, nunca faltou. é uma jornada que nos acompanha nos últimos dois meses de trabalho”, disse.
Para manter uma UTI/Covid é preciso um médico e um enfermeiro para cada 10 leitos e um técnico de enfermagem para cada dois leitos. “No hospital público quem está na UTI a maioria já está intubado”, contou.
Assista: