Em entrevista à Rádio Cultura nesta quarta-feira (2), o deputado federal Ricardo Barros (PP), falou sobre os pedidos que Foz do Iguaçu tem feito em relação ao enfretamento da pandemia.
Uma das demandas, é o pedido do prefeito Chico Brasileiro, para que Barros intermedeie junto ao Ministério da Saúde a vinda de mais vacinas para a cidade, levando em conta a situação de fronteira.
Para Barros, um número maior de vacinas para a cidade pode ser possível assim como aconteceu em Manaus no pico da crise, quando o Ministério da Saúde enviou mais doses ao estado para conter os casos de Covid-19. Outro argumento é o número de Brasileiros que vivem no Paraguai e poderiam se imunizar em Foz do Iguaçu.
“São vários pedidos de Foz do Iguaçu. Tenho feito o possível para conseguir. Tenho conversado com o Ministério da Saúde (…) Pensando na quantidade de brasileiros que vivem do outro lado da fronteira”, disse Barros.
Outro pedido do prefeito de Foz do Iguaçu é que Ricardo Barros ajude no convencimento do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária, em instalar uma barreira sanitária na aduana da Ponte Internacional da Amizade. A medida serviria para controlar a entrada de estrangeiros contaminados pela Covid-19 e evitar que procurem o sistema de saúde do município.
Junto com isso, Barros falou em o governo brasileiro oferecer uma ajuda ao Paraguai na questão de insumos hospitalares. “É preciso fazer uma relação efetiva para que essa relação de amizade não se transforme em um problema”, disse.
Assista: