Um dos setores que mais cresceu em quesito de vendas e de contratações durante a pandemia foi o de Farmácia. Segundo a Abrafarma (Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias), o aumento de vendas online foi de 120% em 2020, assim como o aumento no número de contratações para este setor. Isso tudo porque muitos empresários do ramo resolveram investir nas vendas online, por meio de delivery.
É o caso do Flávio Rogério Bueno, proprietário da Rede Mix Mais Farma, em São Luís, no Maranhão. Em dezembro de 2019, ele resolveu investir em delivery. Porém, mesmo com a divulgação, a empresa não passava de uma entrega por dia. Foi quando ele disponibilizou o serviço online que as vendas e, consequentemente, as contratações, começaram a crescer.
“Entrei em contato com uma startup que disponibiliza essa ferramenta para vendas online, e o pessoal nos prestou toda a assessoria. Passamos o mês de novembro todo fazendo uma entrega por dia e, depois do início da parceria, só subimos. Chegamos a fazer três mil entregas por mês, com sete motociclistas que trabalham nas entregas. Antes, tínhamos um. Ou seja, aumentamos a venda e as contratações por conta do volume de entregas delivery”, comemora.
Atualmente, a rede conta com quatro lojas, uma delas que chega a fazer duas mil entregas por dia. “Conseguimos ampliar nosso espaço, nosso tempo e volume de entrega”, complementa.
Para o diretor de marketing da startup MyPharma, de Cascavel/PR, que atende Flávio e outros empresários donos de farmácias por todo o Brasil, Carlos Henrique Soccol, o volume de contratações no segmento farma tem relação direta com o aumento deste mercado, no que tange a faturamento.
“O delivery e e-commerce farmacêutico cresce mês a mês, impulsionado pela pandemia, e deve se manter crescendo constante, assim como em todos os segmentos, onde a participação da venda pelo online ganha cada vez mais equilíbrio com as vendas feitas offline”, afirma.
Com o aumento da venda online, novos estilos de profissionais passaram a ser contratados por farmácias, como profissionais de marketing, gestores de tráfego online, atendentes para redes sociais e WhatsApp, gestores de e-commerce e operadores de logística.
Assessoria