O deputado Nelci Colgueto (Vermelho) apresentou um requerimento pedindo urgência na apreciação do PL 984/2019. O requerimento será analisando em plenário nesta quarta-feira, 02, a partir das 10h da manhã na Câmara Federal. O Projeto de Lei 984/2019 altera a Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, para criar a categoria de Unidade de Conservação denominada Estrada-Parque e institui a Estrada-Parque Caminho do Colono no Parque Nacional do Iguaçu.
Veja o requerimento clicando aqui.
A estrada, que atualmente está fechada, liga a cidade de Capanema, no sudoeste do Paraná, a Serranópolis do Iguaçu, no oeste paranaense. A polêmica em torno da estrada iniciou em 1986, quando o Parque Nacional do Iguaçu foi considerado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e houve pressão de ambientalistas e ONG´s para que o caminho cortando o parque fosse fechado, como medida para preservar o meio ambiente e manter o título.
No dia 12 de setembro de 1986 a estrada de 17,5 km acabou sendo fechada pela primeira vez. Ao longo dos anos foram realizados dezenas de protestos e manifestações, com apoio de parlamentares, para reabrir o trecho. Em 1997 o caminho chegou a ser reaberto, de forma ilegal, funcionando até 2001, quando voltou a ser fechado definitivamente.
Para acessar o PL na íntegra clique aqui.
Para acessar a pauta da Câmara Federal clique aqui.