O estudo do Instituto Butantan realizado na cidade paulista de Serrana, mostrou que com com 75% da população vacinada foi possível controlar a pandemia, diminuindo bruscamente o número de contaminados e mortes.
A cidade de 45 mil habitantes foi escolhida para a vacinação em massa porque tinha um alto índice de contágio. A imunização seguiu critérios científicos. dividindo a cidade em 25 áreas que formaram quatro grupos. Os grupos foram vacinados com uma semana de diferença cada.
A vacinação ainda não tinha terminado quando Serrana enfrentou um aumento no número de casos. O cenário mudou entre o fim de março e o começo de abril, quando o estudo era realizado.
De acordo com o Butantan, após o fim da vacinação as mortes por Covid-19 caíram 95% na cidade. Diferente disso, 23 cidades nas regiões de Ribeirão Preto e Franca adotaram medidas mais rígidas após o aumento de casos. Só em Ribeirão, a taxa de ocupação de leitos de UTI chegou aos 94,08% no domingo.
A pesquisa mostrou ainda, que os número de casos sintomáticos da doença diminuíram em 80%, enquanto os internamentos caíram 86%. De acordo com os pesquisadores, o controle da doença se deu após 75% da população receber a segunda dose.