A prefeitura de Foz do Iguaçu acatou o decreto do estado que restringe as atividades comerciais e circulação de pessoas até às 20 horas, a partir desta sexta-feira (28). Nesse horário quem estiver em um restaurante poderá permanecer até às 21 horas, sem consumo de bebida alcoolica e comprovando que estava no local caso seja parado pela fiscalização na volta pra casa.
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) falou nesta manhã à Rádio Cultura explicando o porque decidiu acatar integralmente a medida estadual. Segundo ele, o objetivo é evitar as aglomerações em bares, onde é mais difícil manter as medidas sanitárias.
Brasileiro explicou ainda, que embora não haja mais o isolamento aos domingos, o transporte coletivo será paralisado neste dia para evitar a circulação de pessoas. Supermercados ficarão fechados e a ferinha da JK será montada. As entregas serão permitidas. “Cada cidade é uma realidade, nós vivemos em região de fronteira”, disse.
O prefeito ainda rebateu a crítica de empresários de que não houve outros seguimentos. Segundo ele, houve várias reuniões entre a prefeitura e as associações empresariais da cidade.
Sobre a lotação do transporte coletivo, o prefeito disse que modificou os horários de funcionamento do comércio por região para que não haja aglomeração. “Estamos esperando uma decisão da Justiça. Com as empresas não há mais negociação. Diariamente estamos discutindo com o Foztrans para tentar arranjar uma solução. Precisamos ter muito cuidado em tomar uma decisão para não piorar a situação”, disse Brasileiro.
Assista a entrevista completa: