Ontem, 25/05, equipes da Receita Federal, com o apoio da Força Nacional, retiveram dois veículos que entravam no Brasil carregados com mercadorias estrangeiras pela Ponte Internacional da Amizade. A ação faz parte da Operação Fronteira Integrada.
A primeira abordagem ocorreu por volta das 16h, onde uma moto foi apreendida por conter mercadorias em um fundo falso no filtro de ar. Dentro do compartimento havia eletrônicos e acessórios para celular. Embora a moto e o motociclista estivessem caracterizados como mototáxis, o motorista não possuía licença para tal função. A moto e a mercadoria foram apreendidos.
Às 17h, os servidores retiveram um veículo que fugiram de uma vistoria efetuada pelos servidores da Receita na madrugada do dia 24, mas ao tentar atravessar novamente a fronteira, acabou sendo abordado. O veículo foi identificado com o apoio do sistema FronteiraTech. Os servidores localizaram eletrônicos e acessórios para celular escondidos embaixo dos bancos e atrás das caixas de som do veículo. O motorista, por apresentar sintomas de Covid-19, foi encaminhado à Anvisa para as devidas providências. O veículo e as mercadorias foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal de Foz do Iguaçu.
Os dois motoristas foram liberados, porém serão enviadas Representações Fiscais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos. Ainda não há estimativa de valor das mercadorias apreendidas.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Fonte: Assessoria