Fonte: Assessoria Receita Federal
Na tarde de ontem, equipes da Receita Federal do Brasil realizaram uma operação de rotina para fiscalizar veículos que passavam pela BR-277, em Santa Terezinha de Itaipu. Dois ônibus de turismo foram encaminhados à Receita Federal por conterem mercadorias estrangeiras sem comprovação de importação regular.
O primeiro ônibus foi abordado por volta das 10:30. Durante a vistoria, os servidores encontraram mercadorias ocultas em um compartimento criado entre as rodas e o assoalho do veículo. Dentro desse compartimento havia celulares e cigarros eletrônicos, ambos avaliados em R$ 255 mil. O ônibus e as mercadorias foram apreendidos, o motorista foi encaminhado à Polícia Federal pelo crime de descaminho.
Em seguida, por volta das 11:15, outro ônibus foi retido pelas equipes por estar carregado com mercadorias estrangeiras. Nos bagageiros, havia vários produtos repetidos que estavam acima da cota permitida, situação que caracteriza destinação comercial. O ônibus e as mercadorias, avaliadas em R$ 200 mil, ficaram retidos, o motorista e os passageiros foram liberados.
Os dois ônibus e as mercadorias foram encaminhados à Receita Federal em Foz do Iguaçu. Serão enviadas Representações Fiscais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos. O contrabando e o descaminho, além de causarem danos ao erário, promovem a concorrência desleal à indústria e ao comércio regularmente instalados.
A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias, de forma anônima, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Fonte: Assessoria Receita Federal