Servidores e pacientes que aguardavam o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde em Foz do Iguaçu encararam o frio na manhã desta quarta-feira (26) para movimentar o corpo e praticar exercícios durante o Dia do Desafio. A ação foi realizada em cinco UBSs da região Sul: Carimã, Padre Monti, Profilurb 1, Profilurb 2 e Ouro Verde.
Por 30 minutos, todos que estavam nas unidades fizeram exercícios simples, como alongamentos e corrida estacionária, para quebrar a rotina e dar um novo ânimo para a semana, conforme conta a gerente da UBS Padre Monti, Rosângela Valentin.
“Ficamos tão concentrados nos serviços do dia a dia que nos esquecemos da importância de mudar um pouco a rotina e fazer alguns exercícios simples, que já nos ajudam muito. Todos que puderam, participaram conosco”, diz.
Os exercícios foram coordenados pela fisioterapeuta da Secretaria da Saúde, Rafaelly Gomes, e Luciara Bedin, supervisora das UBSs para a região Sul. A atividade foi realizada na parte externa das unidades, respeitando o distanciamento entre os participantes e com o uso de máscara.
“O significado do Dia do Desafio para quem trabalha com a saúde é muito importante: é um dia para se falar sobre escolhas, estilo de vida saudável e hábitos saudáveis. É dia para falar da importância de tudo isso no controle das doenças crônicas, na prevenção de agravos e na saúde mental”, contou Luciara.
Participe do Dia do Desafio!
A Secretaria de Esporte e Lazer lançou nas redes sociais o convite para que a população de Foz também participe do Dia do Desafio, mas dessa vez, de maneira virtual.
Grave o seu exercício físico, poste e desafie os seus amigos também pelas redes sociais. Os vídeos devem ser postados com a hashtag #DiaDoDesafio. Marque também o perfil da secretaria no Instagram: @smelfozoficial.
Os técnicos desportivos da secretaria preparam um vídeo para sugerir algumas dessas atividades. Confira no Facebook (https://bit.ly/3fK3nIp) e Instagram (https://bit.ly/2QSnZFN).
Dia do Desafio
O Dia do Desafio é realizado anualmente, sempre na última quarta-feira de maio. Essa é a maior campanha global de combate ao sedentarismo e reforça que o incentivo a práticas simples de atividades físicas já contribui de maneira significativa para o corpo e o bem-estar.
A sugestão é que todos pratiquem, ao menos, 15 minutos de qualquer tipo de exercício e criem uma rede, convocando mais pessoas a fazer o mesmo.
Fonte: Assessoria de imprensa.