Muitos idosos passaram a noite em frente ao prédio do governo de Alto Paraná, em Cidade do Leste (PY) nesta sexta-feira (21), à espera de uma dose da vacina contra a Covid-19. Pela manhã, a má organização gerou aglomeração e tumulto.
Esta semana o governo local decidiu concentrar toda a vacinação do departamento eu sua sede em Cidade do Leste, devido a falta de infraestrutura para armazenar as vacinas Sputnik V nas cidades de Minga Guazú, Presidente Franco e Hernandarias.
Na entrada um militar entregava senhas para quem fosse chegando. O tumulto iniciou quando os profissionais do Programa Ampliado de Imunizações (PAI) decidiu mudar a forma com que as pessoas entravam na sede do governo para serem vacinadas. Com muitas reclamações, ele decidiram retomar a organização anterior.
As pessoas deveriam entrar em grupos de até 100 pessoas, conforme o turno que foram agendados. Na quinta-feira, foram imunizadas no local 653 pessoas, com mais de 65 anos.
Em outras regiões do país, o Ministério da Saúde precisou interromper a vacinação por falta de doses. O governo espera receber 484,4 mil doses de vacina, das marcas Moderna, Sinopharm e Covax.