Nesta quinta-feira, 20 de maio, a Câmara de Foz vai sediar a audiência pública promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e ICMbio a respeito da concessão do Parque Nacional do Iguaçu. O debate faz parte do processo de consulta pública do projeto de nova concessão do parque. A nova concessão irá administrar o parque por um período de 30 anos.
De acordo com o Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, o município, em parceria com outras cidades lindeiras, irá reivindicar que a nova concessão permita a exploração turística do parque por esses municípios. Além disso, os municípios vão exigir participação clara nos lucros.
“Queremos uma participação bem clara de Foz e da região na participação dos lucros. Outra reivindicação é de que os operadores de turismo levem os turistas com tranquilidade até o parque. Outra exigência é de que os artesãos da cidade possam apresentar seus produtos nas Cataratas” disse Angeli. O documento será protocolado e também será encaminhado para o Ministério do Meio Ambiente.
“Para os municípios lindeiros nós queremos também que eles tenham a oportunidade de explorar o turismo dentro do Parque. Em Céu Azul, em Capanema, que eles possam ter trilhas dentro do parque, que tenham capacidade de ter visitação turística” explicou Angeli. “Nós temos consciência que para preservar, nós temos que mostrar, você tem que criar o sentimento de apropriação” argumentou.
O debate acontece às 09h, no formato híbrido (presencial – algumas autoridades no plenário do Legislativo e online-zoom, em virtude da pandemia) e contará com transmissão ao vivo pelo canal: https://www.youtube.com/user/canalicmbio.
Mais informações a respeito do evento e a respeito do projeto da concessão estão no link: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/acesso-a-informacao/editais-diversos/editais-diversos-2021/audiencia-publica-no-02-2021-parque-nacional-do-iguacu