O Paraguai comemora neste 14 e 15 de maio, sua independência, que aconteceu entre esses dois dias. Também no dia 15, é comemorado o Dia das Mães, em homenagem as matriarcas que tiverem um papel importante durante a Guerra do Paraguai, entre os anos 1864 e 1870.
Tradicionalmente, os paraguaios aproveitam o feriadão para descansar ou viajar. Neste ano, muito moradores de Cidade do Leste, na fronteira com Foz do Iguaçu, devem aproveitar a data para trabalhar e minimizar a crise econômica causada pela pandemia.
Curiosidades sobre a independência do Paraguai:
O Paraguai é o único país do mundo que tem dois dias de independência, sendo que foi gestado entre os dias 14 e 15 de maio de 1811.
O Paraguai foi o segundo país da América Latina a se tornar independente e o primeiro a fazê-lo do domínio espanhol no Vice-Reino do Río de la Plata.
Durante a Independência do Paraguai não foi derramada nenhuma gota de sangue. Cerca de 80 soldados colocaram 6 canhões, 2 deles apontados para a casa do governador, que cedeu aos revolucionários.
Em 17 de junho de 1811 o Paraguai elegeu seus primeiros representantes legislativos sem intervenção externa, com 300 deputados.
O Paraguai foi a primeira república sul americana a redigir uma constituição aprovada em Congresso.
As cores da bandeira paraguaia significam, Vermelho: Justiça; Branco: paz; Azul: liberdade.