O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, atendeu o pedido feito nesta quarta-feira (12) pelo prefeito Chico Brasileiro numa reunião em Curitiba e vai destinar vacinas da farmacêutica norte-americana Pfizer a Foz do Iguaçu. A chefe da 9ª Regional de Saúde, Iélita Santos, também participou do encontro.
A vacina da Pfizer exige uma refrigeração especial e as primeiras doses foram destinadas somente à capital do estado. No segundo lote a destinação foi feita para Londrina, Cascavel e Maringá.
O secretário Beto Preto disse que o governador Ratinho Júnior autorizou a inclusão de Foz do Iguaçu entre as cidades que receberão o próximo lote de vacinas da Pfizer, após a reivindicação do prefeito Chico Brasileiro. A Secretaria de Saúde de Foz já possui estrutura para receber o imunizante.
A solicitação de Chico Brasileiro leva em consideração a realidade do município de Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira, uma vez que a população da cidade seja de 258 mil habitantes, possui mais de 424 mil usuários do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mais leitos
Chico Brasileiro, prefeito de Foz, também levou ao secretário estadual de saúde a preocupação debatida com os demais chefes do Executivo dos municípios que compõem a 9ª Regional em relação à ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da região Macro Oeste, que estão 96% ocupados. Em reunião nesta terça-feira (11), os prefeitos decidiram por medidas restritivas conjuntas para reduzir o número de casos e de internações.
Fonte: Assessoria