Na próxima quinta (13) às 08h em frente a Praça da Paz profissionais da saúde realizaram uma carreata aberta ao público para homenagear os colegas de profissão que não resistiram na linha de frente ao combate da covid-19,e também um ato a favor da PL 2564, que visa instituir o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira.
“A gente vai fazer uma carreata em prol a essa Pl do senado que vem favorecer a enfermagem, no sentido de valorização mesmo. Tanto de salário quanto de carga horária.”, disse o diretor da SISMUFI (Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu) e técnico de enfermagem, Claudir Viana.
Em entrevista com a Rádio Cultura, o diretor comenta que atualmente o profissional da saúde cumpre 180h semanais e com essa lei, a carga horária cai para 30h. Viana ainda relata que podem imaginar que diminuiu carga horária, mas não, é qualidade do trabalho. “Imagina hoje alguém que ganha R$1500 ou R$1600.. Hoje ninguém vive com esse dinheiro e ele vai precisar de um segundo vínculo, ele vai ganhar mais, porém a prestação de serviço dele vai ser ruim. Essa medida das 30h vem qualificar o serviço da enfermagem.”
Claudir Viana ainda relata que a baixa a mão de obra na profissão é escassa, por falta de profissionais na área de formação e que isso se tornou um problema no combate a COVID-19, pois colegas de equipe contagiaram o vírus e a equipe do plantão se tornou desfalcada, tendo dificuldade para contratação de novos profissionais.