O jornal chinês Global Times informou nesta quinta-feira (5), que destroços do foguete “Long March 5B” devem cair no oceano em território dos Estados Unidos, no próximo sábado (8).
As partes do foguete chinês que voltarão à Terra fazem parte do primeiro estágio do foguete, com 30 metros de comprimento, 5 metros de largura e 187 toneladas.
Foguete decolou da ilha de Hainan, no sul da China, em 29 de abril deste ano para colocar em órbita o primeiro módulo da Estação Espacial Chinesa Tiangong e de acordo com o site de geolocalização espacial americano Aerospace, os destroços devem chegar à Terra às 23h34 do próximo dia 8.
O editor-chefe da revista espacial Aerospace Knowledge, Wang Yanan, acredita que os destroços não devem afetar os humanos. “A maior parte dos destroços queimará durante a reentrada, deixando apenas uma pequena porção que pode cair no chão, e provavelmente pousará em áreas longe de atividades humanas ou no oceano”, disse.
A Aerospace Knowledge disse ainda, que a rede de monitoramento espacial da China está observando a trajetória do foguete e evitar danos à navios. Porém, o Departamento de Defesa dos EUA disse que todos os destroços podem ser ameaças em potencial.