Durante a tarde do feriado do dia do trabalhador o Clube de Pesca Maringá e o Projeto de Multiplicação de Peixes (PROMUP), realizaram a terceira Soltura de alevinos no rio Paraná. A ação contou com a participação de parceiros como a Itaipu Binacional, IAT e Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Somente nesta ação, mais de 50 mil alevinos foram soltos, trazendo mais vida ao rio e valorizando a importância desse tipo de atividade. Essa já é a terceira soltura realizada pelo clube, que entregou a bacia do Paraná mais de 300 mil peixes.
O projeto de repovoamento aconteceu graças a parcerias entre Itaipu e Instituto Federal. A Binacional cedeu as matrizes e o IFPR realizou a inseminação artificial, o clube Maringá viabilizou o aluguel de açudes, ração e acompanhamento diário para o crescimento dos alevinos durante cerca de 50 dias.
“Pra nós do clube Maringá é uma alegria realizar novamente essa soltura, é um momento de união entre famílias, crianças. Trazer vida a um rio que já não consegue por si próprio realizar esse trabalho é gratificante” disse um dos idealizadores do projeto, Eduardo Narimatsu.
A expectativa do PROMUP e do Clube Maringá é de repovoar os rios, trazendo vida novamente a esses espaços e gerar futuramente economia pra região com a pesca esportiva.