Uma proposta antiga para fomentar os investimentos de produtores agrícolas no estado do Paraná foi lançada na última terça, 27. O programa Banco do Agricultor Paranaense é voltado ao desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e a melhor produção dos produtos paranaenses.
O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, falou em entrevista para a Rádio Cultura sobre as chances de financiamento por meio do Banco do Agricultor Paranaense, lançado pelo governador Ratinho Junior. Agora, qualquer agricultor que quiser apostar em desenvolvimento para novas produções ou melhor infraestruturas deixam de pagar 2,75% ou 4% de juros nos empréstimos bancários – dependendo do valor do financiamento- e pagam no máximo 1% ou juro zero.
“É um estimulo que estamos dando, para que ele faça esse financiamento e melhora a sua capacidade, reduz seu trabalho penoso, amplie a escala de produção e ajunte para ser um agricultor mais eficiente“ disse Norberto Ortigara, secretário da agricultura e abastecimento.
A agricultura é uma das áreas que mais cresce e representa 34% do PIB total do Paraná e tem um valor bruto na casa de R$120 bilhões, com o Banco do Agronegócio é uma possibilidade do agricultor familiar e latifundiário gerar mais empregos e mostrar como pode funcionar a integração do campo com a cidade grande.