A defesa do Partido Social Cristão (PSC) apresentou recurso contra a decisão do Juiz Wendel Fernando Brunieri, 46ᵃ Zona Eleitoral, que cassou a chapa do partido em Foz do Iguaçu. Com a sentença, o único vereador eleito Valdir de Souza (Mainho) perde a vaga na Câmara Municipal, e, além disso, será necessário recontar todos os votos para vereador em Foz.
De acordo com a denúncia, apresentada pelo ex-vereador Marcio Rosa, em parceria com Marcos José de Carvalho, o Partido Social Cristão (PSC) teria inscrito duas candidatas femininas apenas para garantir a reserva de gênero, sem que de fato elas tivessem participado da campanha, ou seja, seriam candidaturas laranjas. Umas das candidatas teve apenas um voto e a outra nenhum.
Segundo o advogado Nereu Luis Battisti Junior, a Defesa interpôs recurso, a fim de obter manifestação do Magistrado quanto a fundamentos e provas que não foram analisados. De acordo com Battisti, os fundamentos apontados pela Defesa são contundentes e demonstram a insustentabilidade da sentença. Porém, o advogado informou que detalhes ainda não serão apresentados. “Entendemos por bem aguardar a decisão do Magistrado para dar maiores esclarecimentos” concluiu.