Os moradores de Puerto Iguazú, na Argentina, sofrem com o racionamento de água potável desde o final de março, quando o nível do Rio Iguaçu começou a baixar. O rio é a principal fonte de captação de água na cidade.
Neste domingo, o Instituto Misioanero de Água e Saneamento (IMAS), emitiu um comunicado informando que o nível do rio baixou bruscamente, precisando reduzir ainda mais a capacidade de captação.
No último dia 19 de abril, o IMAS suspendeu a captação de água do Rio Iguaçu devido ao baixo nível. Os moradores estão sendo abastecidos pelos reservatórios do Arroio Mboca-í.
Com a falta de chuva, os reservatórios ao longo do Rio Iguaçu fecharam as comportas, agravando a situação hídrica na cidade.
Na última quinta-feira (22), o governo da província de Misiones enviou à cidade dois caminhões cisternas e 160 tanques de água com mil litros, como plano de contingência.
O governador de Misiones informou que obras estão sendo realizadas para resolver o problema crônico de falta de água na cidade. Entre elas, o aumento da capacidade de capacitação do Rio Iguaçu, finalização das obras de capacitação no Rio Paraná.