A Justiça Eleitoral do Paraguai recebeu na última semana 15 mil máquinas de votação que serão utilizadas nas eleições internas dos partidos no dia 20 de junho e nas municipais, no dia 10 de outubro.
Além de agilizar e dar mais transparência às eleições paraguaias, a votação eletrônica também colocará fim às Lista Sábana, onde o eleitor vota em um bloco fechado de candidatos ao legislativo escolhidos pelos partidos.
A máquina ainda imprime uma cédula com o voto, que pode ser confirmado se necessário.
Fausto von Streber, diretor do Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicação e encarregado máxima da fiscalização das máquinas, qualificou a como importante a entrega de todos os equipamentos. “Vamos implementar a Lei 6.318/2019 que mudará a forma de eleição e para a Justiça Eleitoral é importante a chegada de todas as máquinas para continuar com o processo eleitoral visando as municipais”, disse.
As máquinas foram identificadas com códigos de barra antes de serem guardadas em dois depósitos, pela Diretoria de Patrimônio. von Streber ressaltou ainda, a confiabilidade, transparência e audibilidade da máquina de votação.
Durante toda a semana passada, funcionários da Justiça Eleitoral realizaram a capacitação de indígenas de cinco aldeias do departamento de Concepción. Além da aprender a utilizar as máquinas de votação, os indígenas também puderam renovar ou obter o título de eleitor.