Em decisão que muda o quadro de poder político na cidade, o Juiz da 46ª Zona Eleitora de Foz do Iguaçu, Wendel Fernando Brunieri, cassou a chapa e os votos do PSC, declarou a perda de mandato do vereador Valdir de Souza Maninho e determinou que todos os votos para vereadores sejam recalculados. A sentença altera o coeficiente eleitoral.
A reviravolta ocorre em razão de a chapa de vereadores do PSC ter sido considerada pela Justiça Eleitoral como fraudulenta. As simulações de recontagem, aplicando o novo coeficiente, indicam que o PSD terá mais uma cadeira na Câmara Municipal conquistando assim a quinta vaga. Márcio Rosa é o primeiro suplente tendo então o direito à vaga, assegurado pela Justiça Eleitoral.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi impetrada pelos candidatos concorrentes a vereador nas eleições de 15 de novembro, Marcio Rosa da Silva e Marcos José Carvalho. Denunciaram na Justiça Eleitoral que o PSC incluiu mulheres na chapa com o objetivo de burlar a lei eleitoral em relação à obrigação de quota feminina.
Nesta segunda-feira, 19, o ex-vereador Marcio Rosa falou com a Rádio Cultura e disse qual foi a motivação para impetra na justiça contra a chapa.
A Rádio Cultura entrou em contato com o vereador Maninho, com os dirigentes do Partido Social Cristão (PSC) e com a defesa do partido que informou que ainda não forma notificados da decisão e preferem não se manifestar no momento.