A facilidade de acesso e agilidade do serviço 156 Foz pelo aplicativo levou mais de 60% dos usuários a abrirem chamados pela plataforma digital da Prefeitura de Foz do Iguaçu durante o mês de março. Foram 596 atendimentos, sendo 375 pelo app, 97 por telefone e os demais por memorando ou ofício.
Todos os chamados abertos foram recebidos pela Central 156 e encaminhados para as secretarias competentes. Cerca de 60% deles já estão em atendimento, 22% já foram finalizados, e outros 18% aguardam atendimento.
A resposta para as demandas variam de acordo com a solicitação feita pelo cidadão – que pode ser acompanhada em tempo real também pelo aplicativo.
Fiscalização da Secretaria de Fazenda (179), Secretaria de Meio Ambiente (132), Centro de Controle de Zoonoses – CCZ (54) e Plantão Coronavírus (48) lideram o ranking de serviços solicitados.
Aumento de usuários no trimestre
No primeiro trimestre de 2021 o aplicativo registrou a entrada de mais de 2.400 novos usuários e já passa dos 7.000 cadastrados. O 156 Foz está disponível para Android e IOS, basta fazer o download e um rápido cadastro. Por telefone, é só discar 156.
O secretário municipal de Transparência e Governança, José Elias Castro Gomes, a Prefeitura visa incentivar ainda mais o uso desses canais pelo cidadãos, para que atuem de maneira mais ativa da gestão da cidade. “Queremos que a população participe de forma efetiva do dia a dia da Administração Pública. Precisamos entender cada dia mais o olhar comunitário do usuário dos serviços públicos e isso vem ao encontro do objetivo do Poder Executivo de exercer uma administração em conjunto com a população.”
Para abril, a previsão é que 38 novos serviços sejam incluídos, afirma o coordenador do serviço, Marcelo Penayo, totalizando quase 200 opções para os iguaçuenses em áreas do Foztrans, CCZ, Saúde, Fazenda, Meio Ambiente, Obras, Educação e Segurança Pública.
Assessoria