O vereador Edivaldo Alcântara (PTB), pensando na revolução do transporte público e tendo em vista que o contrato entre o município e o consórcio está incompatível com a realidade, ele indica ao executivo, que o prefeito de Foz, Chico Brasileiro determine ao órgão competente o estudo de viabilidade da criação de uma empresa municipal e a implementação do sistema de “TARIFA ZERO” no transporte coletivo de Foz do Iguaçu, bem como a criação da subvenção do mesmo por meio da taxa de turismo sustentável.
Na indicação, o vereador justifica que ”diante da situação de calamidade que se encontra o transporte público em todo o país, passou-se a buscar um modelo de transporte sustentável. Assim realizou-se pesquisa profunda acerca de um subsídio para o transporte coletivo que pudesse ser implementado sem que fosse arcado pelos munícipes. Durante o curso dos estudos a Itaipu Binacional, através do PTI, desenvolveu um projeto de um veículo elétrico de um ônibus articulado, sendo exatamente o tipo de veículo que se tem intenção de inserir nas ruas de Foz do Iguaçu”.
O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, pede cautela em projetos que possam encarecer a estadia do turista na cidade. “A princípio o que eu peço é muita cautela, toda vez que tenha um projeto que onera e encarece o destino. Cobra uma taxa de R$ 15 de um turista que fica em resort é uma coisa, mas cobrar R$ 15 de um turista que fica numa pousada ou num hotel de uma tarifa menor, é outra coisa. E não acredito sinceramente que essa taxa consiga cobrir os custos para a manutenção deste projeto. Mas gostaria de avaliar”, disse.
TAXA DE TURISMO SUSTENTÁVEL
Esta taxa se dará a cada turista que ocupar uma hospedagem em hotel no município de Foz do Iguaçu – uma única vez incidirá a taxa. O valor sugerido é de R$ 15 reais e permitirá que o turista utilize o transporte de maneira ilimitada pelo período de 15 dias. Hoje o turista, seja de veículo particular ou aplicativos de transporte, depende para a visitação das duas principais atrações da cidade 3 a 6x o valor proposto. Toma-se por base a visitação das cataratas como parâmetros. Em 2019 – foram recebidos entre 2 e 2,5 milhões de visitantes.
Arrecadação com a taxa
Se considerar o movimento de 2019 no Parque Nacional do Iguaçu a arrecadação da taxa poderá chegar a torno de 30 milhões, anuais.
ARRECADAÇÃO COM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Uma outra forma de arrecadação será através da propaganda nos vídeos traseiros e na parte interna dos veículos. Após estudos constatou-se eu em média o aluguel dos vidros traseiros varia entre 500 a 1000 reais e a parte interna 50% do valor. A frota ideal conta com 140 veículos ao menos. A arrecadação com publicidade pode chegar até 200 mil reais mensais.