O prefeito de Cidade do Leste (PY), Miguel Prieto, afirmou neste final de semana que não multará as lojas do centro da cidade que decidirem abrir normalmente ao longo desta semana. Desde sábado (27), está em vigor o decreto presidencial limitando as atividades comerciais e viagens dentro do país durante a Semana Santa.
Na última sexta-feira, o Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico de Cidade do Leste (Codeleste), informou que seguiria o decreto e as lojas funcionariam apenas pela internet e delivery. Porém, com o anúncio de Prieto, os comércio deverão abrir, aproveitando o movimento de turistas em Foz do Iguaçu durante o feriado de Páscoa.
Em épocas normais, a Páscoa é feriado de maior movimento turístico na região das tríplice fronteira, onde os hotéis chegam a registrar ocupação de 90%.
Com a orientação de não multar os comércios que decidirem abrir, o prefeito paraguaio pede a colaboração dos lojistas, para que cumpram as medidas sanitárias em seus estabelecimentos.
Linda Taigen, presidente do Codeleste, disse que não há fiscalização além do normal na Ponte Internacional da Amizade e que os brasileiros poderão entrar na cidade sem a necessidade de apresentação de teste negativo para a Covid.