O prefeito Chico Brasileiro anunciou, em live transmitida pelo Facebook da Prefeitura de Foz do Iguaçu nesta sexta-feira (26), que a partir da próxima terça-feira (30) o toque de recolher passa a ser a partir das 23h.
A flexibilização só foi possibilitada pela redução na média móvel dos casos, um indicativo de que as medidas restritivas das últimas semanas foram efetivas. O prefeito ressaltou que, para garantir que não haja um novo aumento de casos, os estabelecimentos deverão cumprir os protocolos para evitar a transmissão do coronavírus ou serão penalizados.
A média móvel dos casos de covid-19 registrada nesta sexta-feira foi de 103,14 – representando uma redução de 58% em relação há duas semanas. De todo modo, o prefeito ressalta que os protocolos sanitários devem ser mantidos com rigor, para que a flexibilização possa ser feita gradativamente, de acordo com o cenário epidemiológico do município.
Ainda há preocupação especialmente pela ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que atualmente está 95,2% e pelo número de mortes pela covid-19. O prefeito pediu à população empatia e valorização dos profissionais dos profissionais de saúde, que há um ano lutam contra a pandemia.
“Estamos vivendo um momento de esgotamento, não só do sistema de saúde pelo número de casos, mas de esgotamento humano das pessoas que estão na linha de frente. Peço respeito a esses trabalhadores, são pessoas que estão vivendo uma situação que somente eles podem definir. Peço respeito a esses profissionais que estão dando a vida para salvar muitas vidas, de muitas famílias”, disse Brasileiro.
Vacinação
A secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo, fez o chamamento de toda a população para o agendamento da vacinação contra a covid-19, que pode ser feita por pessoas com mais de 67 anos. “Quanto mais pessoas imunizadas, mais perto estaremos de alcançar o índice que precisamos para por fim a esta pandemia. A vacina salva vidas e é o que vai nos tirar deste momento crítico”, disse Rosa Jeronymo.
A aplicação das doses está sendo feita em 19 Unidades Básicas de Saúde do município e na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Iolanda. Até esta sexta, Foz aplicou 26.177 doses, e 5.988 pessoas já receberam as duas doses da vacina. O agendamento pode ser feito por meio do link https://bit.ly/vacinacovidFoz.
As doses estão sendo aplicadas nos seguintes locais:
– Sede da Vigilância em Saúde, na Vila Iolanda;
– Distrito Nordeste: UBS Sol de Maio,Três Bandeiras e Lagoa Dourada
– Distrito Norte: UBS AKLP, Jardim Curitibano, Porto Belo e Vila C Nova;
– Distrito Leste: UBS Campos do Iguaçu, Morumbi III, Portal da Foz e Jardim São Paulo 2;
– Distrito Oeste: UBS Vila Adriana, Jardim América, Parque Presidente e Maracanã;
– Distrito Sul: Ouro Verde, Profilurb I, Vila Carimã e Padre Monti.