No dia 12 de março, as Forças Armadas, em ação conjunta com Órgãos de Segurança Púiblica (OSP) e de Fiscalização (OF), deram início a mais uma fase da Operação ÁGATA/Fronteira Sul com a intensificação de ações de patrulhamento e controle de rodovias e rios na faixa de fronteira oeste do Estado do Paraná.
Esta operação está sendo coordenada pela 5ª Divisão de Exército e executada pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, em coordenação com os diversos OSP e Órgãos de Fiscalização Federal, Estadual e Municipal, e em ambiente interagências, visando a coibir os ilícitos transfronteiriços (descaminho, contrabando e tráfico).
Cerca de 800 militares estão envolvidos em ações preventivas e repressivas pontuais, tais como postos de bloqueio e controle em estradas (em vias urbanas e rurais), no lago de Itaipu e em vias fluviais. As revistas de pessoas, veículos e embarcações serão constantes, além da fiscalização da restrição de trânsito de veículos e de pessoas nas fronteiras, bem como a observância das medidas de restrições sanitárias impostas pela pandemia.
Durante todo o período da operação serão cumpridos todos os procedimentos de segurança para prevenção e combate à COVID-19.
Assessoria