A Secretária de Saúde de Foz, Rosa Jeronymo, anunciou nesta sexta-feira, 12, que a pasta irá habilitar 10 Unidades Básicas de saúde (UBS) para atendimento da Covid-19. A informação foi confirmada durante entrevista ao Jornal da Cultura. O objetivo das Unidades Básicas é o atendimento médico de pacientes que estejam apresentando sintomas iniciais da doença, para que sejam tratados.
“A ideia é que a gente possa oferecer a esse cidadão, a essa cidadã, um atendimento mais próximo. A gente percebe que as pessoas estão com muito medo de ir para o hospital, muito medo do tubo, e acabam ficando em casa, se automedicando, infelizmente está tendo muito isso, e tendo complicações com essa automedicação” explicou a secretária.
As unidades ainda não foram definidas, porém, serão distribuídas nas principais regiões da cidade. A secretária informou que nestas UBS não serão coletadas amostras para exames. Esse tipo de atendimento continuará concentrado na UPA Morumbi.
Os pacientes infectados com a Covid-19 serão atendidos em locais separados dos demais pacientes da unidade, já que essas UBS continuarão atendendo o público em geral. “Nós vamos fazer uma separação, escolhemos as unidades que é possível ter uma entrada diferenciada, um espaço diferente, para que a gente não misture as pessoas” explicou Jeronymo.