A falta de respiradores para atender pacientes com covid-19 levou a direção do Hospital de Retaguarda de Cascavel a tomar uma medida drástica. Foi requisitado ao Município de Cascavel autorização para uso de respiradores usados em animais para atender os pacientes do novo coronavirus.
A informação foi confirmada pelo diretor do hospital, Lísias Tomé. Uma equipe do zoológico de Cascavel já esteve no Hospital de Retaguarda e deixou um equipamento de ventilação mecânica de animais. Será feito um teste se é possível usar o equipamento em humanos. Os equipamentos entregues no HR é certificado na Anvisa, e pode ser regulado conforme o peso do paciente.
Também foram deixadas pela equipe do zoo bombas de infusão, que são
dispositivos para levar e dosar medicamentos no corpo de um paciente. Item que também estava em falta.
As clínicas veterinárias de Cascavel também serão acionado caso seja necessário e possível ou empréstimo de equipamentos.
Isso porque dos 14 leitos de UTI iniciais do hospital de retaguarda, todos estão ocupados e também os os outros 6 abertos na última semana.
Também já foram solicitados empréstimos de respiradores da UPA Tancredo e até de ambulâncias do SAMU para tentar vencer a demanda.
Segundo mapa da ocupação de leitos deste domingo (28), a ocupação de leitos da Macrorregião oeste está em 98,69%.
Na 10ᵃ Regional de Saúde em Cascavel, 27 pessoas aguardam a transferência para um leito de UTI.
Outras 21 esperam um leito vago de enfermaria.
“APENAS BOMBAS DE INFUSÃO SERÃO USADAS”, DIZ STEFANELLO
O secretário de Saúde, Thiago Stefanello, disse ao blog que não está autorizado o uso dos respiradores mas confirma serão utilizadas as bombas de infusão.
“As bombas de infusão sim serão usadas porque são compatíveis e não se encontra no Brasil quem tenha para vender”.
Em relação aos respiradores, apesar da situação crítica, a Secretaria de Saúde trabalha com remanejamento de respiradores conforme a demanda.
“Ainda temos respiradores entre as Upas e estamos 24h trabalhando em conjunto, HU, Consamu, Hospital de Retaguarda, Upas, se ajudando o tempo todo”.
Não há necessidade de uso desses ventiladores e não tem autorização da Sesau.
Temos ventiladores entre as upas e se for necessário faremos remanejamento”, afirma Stefanello.
Fonte: Catve