Comerciantes de Cidade do Leste, no Paraguai, se reúnem nesta quinta-feira (25) com deputados e senadores representantes dos departamentos de fronteira com o Brasil, para pedir a aprovação do projeto de um novo Regime de Comércio Fronteiriço.
Também chamado de Regime de Turismo, o projeto permite a importação de 700 produtos sem a cobrança de imposto, além da permissão de mercadorias hoje proibidas de entrar no país.
O secretário-geral da Câmara de Comércio e Serviços de Cidade do Leste, Said Taigen, afirmou que as autoridades do município são favoráveis ao novo regime e participarão da reunião.
“Hoje Cidade do Leste que já foi os “ovos de ouro” do Paraguai, está perdendo muito, há muito tempo. Já conversamos com autoridades nacionais, equipes econômica e até agora não tivemos resposta”, disse Taigen.
O projeto é reivindicado pelas câmaras de comércio das quatro cidades da fronteira paraguaia com o Brasil, onde há um comércio voltado para o país vizinho e tem apoio dos importadores de Assunção.
“Se uniram porque se deram conta que não há o que fazer, a situação é muito ruim. O risco é de perdermos o mercado que estamos trabalhando há mais de 50 anos”, ressaltou o empresário.